DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
1.1. Aspectos conceituais
ü Desenvolvimento
O desenvolvimento humano pode e deve ser
estudado a partir dos aspectos físico-motor, intelectual, afetivo, emocional e
social, do nascimento até a terceira idade que corresponde a partir de 60 anos
para países como o nosso, sendo que, para os países ricos essa faixa etária se
inicia aos 65 anos, pois o fator econômico muda o horizonte de vida da
população de uma nação.
Logo, o desenvolvimento humano, deve ser
estudado a partir da análise do desenvolvimento mental e crescimento orgânico,
sendo que o desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se
caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais, colocando o
homem na condição de eterno aprendiz, pois quanto mais se estuda, mais se
aprende. O saber não tem domínio pleno, ninguém é dono da verdade, visto que o
conhecimento está sempre em constante renovação, graças à inquietude que o
mesmo desperta na mente.
Por isso, as formas de organização da
atividade mental buscam se aperfeiçoar e assim se solidificam, até o momento em
que todas elas, se caracterizarão em um estado de equilíbrio superior, quanto
aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais.
Porém quando falamos em estudar o
desenvolvimento humano, somos convidados a conhecer as características comuns
de uma faixa etária, o que nos torna mais aptos para a observação e
interpretação dos comportamentos manifestos.
Vamos conhecer então alguns fatores que
influenciam o desenvolvimento humano:
ü Hereditariedade: corresponde a carga genética que estabelece
o potencial do indivíduo, podendo ou não desenvolver esses genes. Existem
pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da inteligência, no entanto, a
inteligência pode desenvolver-se abaixo ou acima de seu potencial, dependendo
das condições do meio em que se encontra o indivíduo, pois a genética não é um
fator pleno de justificativa do comportamento em toda a sua expressão. Assim,
se faz necessário analisar as variações oriundas de outros aspectos que poderão
ser responsáveis pela ação do homem na sociedade. Por exemplo: o nível de
inteligência do pai ou mãe, não é responsável pelo nível de inteligência do
filho, quanto ao seu aprendizado em sala de aula, porém sabe-se que a
capacidade genética dos pais, é favorável ao aprendizado do filho.
ü Crescimento Orgânico: refere-se ao desenvolvimento físico. O
aumento da estatura física e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo
comportamentos e um domínio do mundo que antes não possuíam;
Por exemplo, as possibilidades de
descobertas de uma criança, quando começa a engatinhar e depois a andar, em
relação à fase que essa criança estava no berço, com alguns dias de vida. Assim
a dimensão do mundo social está ligada à capacidade física de interagir com o
meio.
ü Maturação Neurofisiológica: Esta torna possível determinado padrão de comportamento;
Por exemplo, a alfabetização das crianças
depende dessa maturação. Para segurar o lápis e manejá-lo, é necessário um
desenvolvimento neurológico que a criança de 2 ou 3 anos não tem, visto ainda
necessitar de uma maior coordenação motora para emitir tal comportamento, com
maior precisão.
ü Meio: conjunto de influências e estimulações ambientais
que alteram o padrão de comportamento do indivíduo;
Por exemplo, se a estimulação verbal for
muito intensa, uma criança de 3 anos pode ter um repertório verbal muito maior
do que a média das crianças de sua idade, mas, ao mesmo tempo, pode não subir e
descer com facilidade uma escada, porque essa situação pode ainda não ter feito
parte de sua experiência de vida, logo quanto maior o grau de estimulação
ambiental para uma criança, maior será sua capacidade em lidar e resolver
situações necessárias a sua adaptação ao meio em que vive.
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