terça-feira, 23 de junho de 2015

DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM EM PSICOLOGIA

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
1.1. Aspectos conceituais
ü  Desenvolvimento
O desenvolvimento humano pode e deve ser estudado a partir dos aspectos físico-motor, intelectual, afetivo, emocional e social, do nascimento até a terceira idade que corresponde a partir de 60 anos para países como o nosso, sendo que, para os países ricos essa faixa etária se inicia aos 65 anos, pois o fator econômico muda o horizonte de vida da população de uma nação. 

Logo, o desenvolvimento humano, deve ser estudado a partir da análise do desenvolvimento mental e crescimento orgânico, sendo que o desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais, colocando o homem na condição de eterno aprendiz, pois quanto mais se estuda, mais se aprende. O saber não tem domínio pleno, ninguém é dono da verdade, visto que o conhecimento está sempre em constante renovação, graças à inquietude que o mesmo desperta na mente.

Por isso, as formas de organização da atividade mental buscam se aperfeiçoar e assim se solidificam, até o momento em que todas elas, se caracterizarão em um estado de equilíbrio superior, quanto aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais.
Porém quando falamos em estudar o desenvolvimento humano, somos convidados a conhecer as características comuns de uma faixa etária, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos manifestos. 
Vamos conhecer então alguns fatores que influenciam o desenvolvimento humano:
ü     Hereditariedade: corresponde a carga genética que estabelece o potencial do indivíduo, podendo ou não desenvolver esses genes. Existem pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da inteligência, no entanto, a inteligência pode desenvolver-se abaixo ou acima de seu potencial, dependendo das condições do meio em que se encontra o indivíduo, pois a genética não é um fator pleno de justificativa do comportamento em toda a sua expressão. Assim, se faz necessário analisar as variações oriundas de outros aspectos que poderão ser responsáveis pela ação do homem na sociedade. Por exemplo: o nível de inteligência do pai ou mãe, não é responsável pelo nível de inteligência do filho, quanto ao seu aprendizado em sala de aula, porém sabe-se que a capacidade genética dos pais, é favorável ao aprendizado do filho.

ü     Crescimento Orgânico: refere-se ao desenvolvimento físico. O aumento da estatura física e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não possuíam;
Por exemplo, as possibilidades de descobertas de uma criança, quando começa a engatinhar e depois a andar, em relação à fase que essa criança estava no berço, com alguns dias de vida. Assim a dimensão do mundo social está ligada à capacidade física de interagir com o meio.

ü     Maturação Neurofisiológica: Esta torna possível determinado padrão de comportamento;
Por exemplo, a alfabetização das crianças depende dessa maturação. Para segurar o lápis e manejá-lo, é necessário um desenvolvimento neurológico que a criança de 2 ou 3 anos não tem, visto ainda necessitar de uma maior coordenação motora para emitir tal comportamento, com maior precisão.

ü     Meio: conjunto de influências e estimulações ambientais que alteram o padrão de comportamento do indivíduo;
Por exemplo, se a estimulação verbal for muito intensa, uma criança de 3 anos pode ter um repertório verbal muito maior do que a média das crianças de sua idade, mas, ao mesmo tempo, pode não subir e descer com facilidade uma escada, porque essa situação pode ainda não ter feito parte de sua experiência de vida, logo quanto maior o grau de estimulação ambiental para uma criança, maior será sua capacidade em lidar e resolver situações necessárias a sua adaptação ao meio em que vive.

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